Deseja estruturar seu Instagram para médicos? Essa é uma das redes sociais mais usadas pelos brasileiros, e o ramo da saúde não fica de fora desse fenômeno. Clínicas ou o próprio profissional de saúde podem atuar na rede social e fornecer informações para o seu público.
Inegavelmente, ele facilita a atração de clientes. Haja vista que o Instagram para médicos e clínicas já é um sucesso notável. Empresas de vários segmentos também estão apostando em estratégias de marketing direcionadas a essa rede social.
Além de atrair clientes, o Instagram é uma forma de se relacionar com o público. Assim como ocorre com o WhatsApp para médicos. No entanto, não podemos nos esquecer de que se trata de uma rede social, portanto, deve ser um cartão de visitas aos seus potenciais clientes.
Esse também é um espaço com o qual seu fiel cliente pode manter um vínculo, conhecer novidades e ser informado pelo profissional. Mas como é possível aproveitar o Instagram para médicos? Existe alguma regulação? Continue a leitura e anote as nossas dicas de sucesso!
Como o Instagram para médicos pode ser o sucesso para a sua clínica?
Embora ainda perca para o Facebook em número de usuários, o Instagram tem destaque em relação ao engajamento e à interação. Afinal, o desenho do Instagram é voltado para que o usuário se mantenha na plataforma, “pulando” de conteúdo para conteúdo.
Aliás, sabemos que a ferramenta vem trazendo inovações nos últimos tempos. Um exemplo é a adição dos Stories, que possibilita o envio de mensagens e testes para a postagem de artigos. Ou seja, promissor, não?
Ter presença no Instagram e gerar um conteúdo relevante pode trazer mais seguidores para a sua clínica. Assim, é possível imprimir a sua marca na mente dos usuários, que poderão ser convertidos em novos pacientes.
Mas como ter um Instagram para médicos de sucesso? Antes de conhecer as dicas, é essencial entender a regulação definida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Confira!
Quais são as regras do Conselho Federal de Medicina (CFM) sobre o Instagram para médicos?
Apesar de ter começado como uma rede social para compartilhamento de fotos e imagens, o Instagram se popularizou e foi além disso. Dessa maneira, a rede também se estabeleceu como um espaço virtual de divulgação de serviços e produtos. No entanto, os médicos precisam estar atentos sobre alguns detalhes importantes aos quais eles estão sujeitos.
Segundo o CFM, as regras abaixo consistem em conteúdos ligados à publicidade e exposição, de todas as maneiras possíveis. Dessa forma, o Instagram para médicos e clínicas precisa tomar cuidado com os seguintes pontos:
- não expor pacientes, mesmo com a autorização deles, para divulgação de técnicas, resultados ou métodos de tratamentos;
- não postar sobre novos equipamentos com intuito de dizer que sua clínica tem mais capacidade técnica de oferecer algum serviço;
- oferecer outro tipo de atendimento, em vez da consulta tradicional;
- fazer anúncios de técnicas exclusivas;
- informar pela rede os valores de consultas, tratamentos especializados ou procedimentos.
Esses são alguns dos pontos que o médico precisa ficar atento. Possíveis irregularidades nos posts do Instagram podem ter consequências para o profissional. Além disso, podem fazer com que ele perca credibilidade. Não só como profissional, mas também nas redes sociais.
Aliás, é preciso lembrar que nas redes, pequenos deslizes podem ganhar grandes proporções. Por isso, entre sempre no site do CFM para se atualizar sobre essas e outras regras que você deve seguir ao postar no Instagram.
Como ter um bom Instagram para médicos?
Algumas características dessa rede social devem ser consideradas na hora de montar a sua estratégia de marketing médico. Uma delas é o foco no apelo visual, considerando que o Instagram é uma rede social baseada em imagens, tem um grande potencial na disseminação de informações. Sendo assim, há um maior encantamento dos seguidores quando um conteúdo criativo é divulgado.
Por se tratar de uma plataforma móvel, está a todo tempo nas mãos dos seguidores, já fazendo parte do cotidiano das pessoas. Dessa forma, a rede possibilita um tom mais pessoal para se dirigir ao seguidor, dialogando com ele em busca de sua identificação. Ela também contém usuários de múltiplos interesses e faixas etárias, sendo altamente estratégica para vários segmentos da saúde.
O Instagram é focado em imagens de estilo de vida. Por isso, algumas especialidades têm um maior potencial de alcance. Podemos citar como exemplos: nutrologia, endocrinologia, dermatologia e cirurgia plástica. Mas isso não quer dizer que somente esses segmentos serão beneficiados com uma estratégia no Instagram.
Vale a pena destacar um detalhe importante sobre o Conselho Federal de Medicina. O órgão proíbe expressamente imagens de “antes e depois” de tratamentos, muito vinculados a procedimentos estéticos. Nesse sentido, é importante ter cuidado com esse aspecto.
Quais são as 10 dicas para estruturar o Instagram para médicos?
Visando montar o Instagram para médicos e conseguir mais pacientes para a sua clínica, selecionamos dicas que vão ajudar. Confira!
1. Migre para o perfil profissional
Além de trazer mais credibilidade, essa prática traça um limite de exposição. Portanto, elabore uma boa biografia e capriche na foto do avatar. Além disso, é importante implementar o profissionalismo em suas postagens. Inicialmente, evite inserir fotos e vídeos de questões pessoais.
Você até pode postar algo do dia a dia, mas que seja relacionado com a sua clínica. Além disso, tenha cuidado para ter conteúdos de alto valor. Assim, invista em fotos bem tiradas, textos com português coreto, entre outros fatores.
2. Entenda o seu público
Pesquise corretamente o público que atende e quer alcançar. Dessa forma, você define a persona para deixar a comunicação mais fácil, efetiva, pessoal e informal. Conhecimento do público é a regra principal para quem deseja atuar em redes sociais de forma profissional.
Afinal, toda a sua estratégia de divulgação será baseada nesse simples elemento. Por isso, se você não souber definir esse perfil e como se comunicar com ele, toda a sua estratégia pode ser perdida.
3. Crie conteúdos interessantes
Foque em produzir conteúdos interessantes, relevantes e com uma linguagem condizente com a persona. Dicas de saúde e bem-estar, relacionadas a sua especialidade, assim como estatísticas e notícias pode ser interessante. Elas costumam trazer mais engajamento e alcance para o perfil. Um bom exemplo de conteúdo são os vídeos educativos.
4. Mantenha um ritmo de publicações
O feed do Instagram não é cronológico, ou seja, manter consistência nas postagens é fundamental para assegurar mais alcance e engajamento orgânico. Quanto mais publicações, melhor o perfil se posiciona no feed de seus seguidores.
5. Interaja com os seus seguidores
Quanto mais interações, melhor para a sua conta na rede. Portanto, responda os comentários e curta publicações para estimular o relacionamento com potenciais clientes. Assim, você gera engajamento em seu perfil, fazendo com que os seguidores curtam e comentem as novas postagens.
Esse engajamento é importante por dois motivos. Inicialmente, para demonstrar aos seus seguidores que você é ativo no perfil do Instagram. Em segundo lugar, temos o benefício para a própria página. Isso porque a rede social trabalha com modernos sistemas que identificam se o perfil está ativa ou não.
Assim, quanto mais responder e interagir com o seu público, mais o Instagram entende que seu perfil é relevante. Nesse caso, ele recomenda o seu perfil para outras pessoas, aumentando o número de seguidores.
6. Realize lives (vídeos ao vivo)
Durante a quarentena, o profissional de saúde com tempo e disposição pode realizar lives ou gravar vídeos para seus seguidores. Essa tática se assemelha com o YouTube para médicos. E nas lives no Instagram, convidar outros profissionais médicos para conversar ao vivo é uma boa opção. Também é importante definir um tema atual e de interesse do seu público.
Por exemplo, como combater a ansiedade, como se prevenir de doenças, o que fazer se estiver com determinados sintomas e muito mais. As lives ficaram mais populares a partir do ano de 2020. Assim, as pessoas já estão acostumadas e essa pode ser uma ótima oportunidade de aumentar o engajamento no seu perfil.
7. Deixe claro a sua região de atuação
Outro ponto importante é esclarecer aos seus seguidores a área de atendimento que você abrange. Afinal, nas redes sociais não existem limites territoriais e fronteiras. No entanto, um profissional pode ter problemas para atender em diversos locais diferentes
Nesse sentido, vale a pena deixar claro a sua região de atuação. Assim, você afunila ainda mais a abrangência do seu perfil no Instagram. Dessa forma, facilita a entrada de pessoas interessadas nos serviços médicos prestados pela sua clínica.
8. Aproveite as datas comemorativas
Um detalhe importante é aproveitar as datas comemorativas ou de lembrança de prevenção de doenças. Inclusive, você pode utilizar esses momentos para criar campanhas de conscientização para o seu público. Outra dica interessante é promover eventos online nessas datas, bem como descontos na clínica.
9. Busque referências de Instagram para médicos
Outro ponto importante é buscar referências no meio digital sobre perfis de médicos e clínicas influentes. Por exemplo, profissionais que fazem sucesso em suas especialidades e já têm um grande número de seguidores. Assim, você pode se inspirar na execução de suas estratégias.
Muitos profissionais da área da saúde vêm se destacando nas redes sociais, compartilhando seu trabalho e dia a dia. Dessa forma, eles divulgam ótimas dicas para acompanhar. Veja alguns exemplos de contas no Instagram que você pode seguir:
- Dra. Dayse Caldeira – nutróloga;
- Dr. Daniel Sócrates – psiquiatra;
- Dra. Erica Mantelli – ginecologista;
- Dr. Renato Kalil – ginecologista e obstetra;
- Dr. Julian Yin – endocrinologista e nutrólogo;
- L’Organi Clínica Médica – especialidade em otorrinolaringologia;
- Clínica Médica Integrada – especialidade em beleza, saúde e estética.
10. Utilize a automação para facilitar o crescimento
Outra dica interessante é utilizar sistemas de automatização para o crescimento. Basicamente, são ferramentas que criam interações automáticas com o usuário que interage com uma publicação.
Assim, você pode enviar mensagens privadas automáticas, inserir os dados de contato, curtir comentários privados, entre outras tarefas. Dessa forma, garante o engajamento no seu perfil sem a necessidade de estar diariamente com o aplicativo do Instagram aberto.
Seguindo essas dicas, você terá um Instagram para médicos de sucesso e, sobretudo, profissional. Assim, obterá todos os benefícios que ter uma rede social pode proporcionar para a sua clínica.
Gostou das nossas dicas? Que tal continuar estudando sobre estratégias de divulgação? Confira o post que preparamos para você. Nele, mostraremos 3 dicas valiosas para colocar o e-mail marketing para clínicas em prática.