O ramo da saúde é um dos que mais têm contato direto com seu público. Na rotina da farmácia, colaboradores apresentam e divulgam a empresa para os clientes, ações que contribuem para reverter em vendas. Então, podemos considerar os colaboradores grandes aliados e responsáveis pelo sucesso da sua farmácia. Como melhorar a atuação deles? O segredo é investir em endomarketing.
Foi Saul Faingaus Bekin, especialista em recursos humanos, foi o criador do conceito de endomarketing, que é marketing institucional interno. Ele vislumbrou os ganhos que a empresa tem ao criar laços de confiança com seus colaboradores. E como isso afetava as estratégias empresariais a curto e longo prazo.
Ademais, hoje ganham importância as áreas da comunicação e marketing aliadas aos recursos humanos, bases para investir em endomarketing. Continue a leitura para conhecer as vantagens e benefícios dessa prática!
O QUE É INVESTIR EM ENDOMARKETING
O endomarketing vai além da comunicação interna tradicional que se vê nas farmácias. E difere do plano de marketing da farmácia, o qual atua com foco nos clientes. Se trata de estabelecer um vínculo de qualidade e duradouro com os colaboradores. Além de demonstrar como suas funções atingem a empresa e como podem fidelizar os clientes.
Dessa maneira, é necessário incluir no planejamento da empresa as ações voltadas para aumentar a satisfação e empenho dos colaboradores. Essa estratégia de investir em endomarketing também melhora diversos aspectos que veremos em detalhes a seguir!
COMUNICAÇÃO EFICIENTE
Existem diversas maneiras de implementar o endomarketing na farmácia, mas todas envolvem a comunicação como um de seus pilares. É por meio de uma comunicação organizacional efetiva que os colaboradores estarão cientes do que se passa na empresa. Assim como, quais são os objetivos e metas para um determinado período da farmácia.
Aliás, é na comunicação que se desenvolve uma relação mais transparente com os colaboradores. Assim, eles se sentirão mais próximos de seus líderes, terão liberdade para expor problemas e dificuldades, o que irá melhorar o clima da farmácia.
MENOR ROTATIVIDADE
Devido à grande concorrência no setor de farmácias, está mais difícil reter os colaboradores talentosos. Então, investir em endomarketing se torna uma estratégia capaz de incentivar, criar vínculos e motivar os clientes internos (colaboradores). Desta maneira, os mesmso se afeiçoam à cultura e ao clima do seu negócio, despertando o interesse de permanecer na equipe por mais tempo, executando suas atividades com dedicação.
Além disso, com maior quantidade de colaboradores veteranos, diminuem os custos de contratação e demissão.
EQUIPE UNIDA COM A FARMÁCIA
Ao investir em endomarketing, há uma análise dos colaboradores, seus anseios e comportamentos. Essa fase ajuda a compreender o que eles esperam da empresa e como o gestor farmacêutico pode melhorar as condições de trabalho. Podem ser horários mais flexíveis, adoção de processos automatizados na farmácia, remanejamento de funções e entre outras possibilidades.
Como resultado, a farmácia terá uma equipe de atendimento mais unida e aliada aos objetivos da empresa. Assim, essa confiança será refletida no atendimento ao cliente, ao transmitir informações sobre os insumos e divulgar as novidades que estão disponíveis na farmácia.
AUMENTO NA PRODUTIVIDADE E RECEITA
Nunca subestime o poder que seus colaboradores têm na sua empresa. Sejam eles da equipe do balcão de atendimento ou visitadores médicos. Com isso em mente, investir em endomarketing resultará em maior engajamento dos colaboradores. O que terá impacto na produtividade de forma positiva e aumento na receita, com maior número de vendas e clientes fidelizados. Afinal, a saúde financeira da farmácia também depende dos colaboradores.
FORTALECE A IDENTIDADE DA FARMÁCIA
Quando os colaboradores estão satisfeitos, seus relatos para as pessoas alheias à farmácia é positiva. Essa imagem sobre o negócio é essencial, já que ela oferece um serviço conectado à saúde, um tema delicado. Sendo assim, com o auxílio dos próprios colaboradores, é mais fácil tornar a farmácia referência em sua área de atuação. O que também reforça a identidade da farmácia frente ao seu público.
Referências: Administradores e Destino Negócio