O nível de competitividade no mercado atual exige que os empreendimentos se apresentem de forma diferenciada a seus potenciais clientes. Nesse contexto, nasce uma categoria de divulgação ou publicidade conhecida como Marketing de Diferenciação.
Para aplicar essa técnica, o principal objetivo é encontrar os elementos de seu negócio ou de seus produtos que se destaquem frente à concorrência. Em seguida, é necessário buscar a melhor comunicação possível, para fazer com que suas ofertas cheguem ao mercado causando o impacto desejado.
Agora, quais são as estratégias do Marketing de Diferenciação podem ajudar na conquista de clientes? Confira neste artigo!
Faça a segmentação dos clientes
O primeiro ponto que você precisa ter em mente é: não há uma fórmula mágica para cada modelo de negócio. Inclusive, o mercado exige que sua empresa esteja disposta a correr riscos, com o intuito de alavancar as vendas. Contudo, para se destacar no mercado e minimizar os eventuais problemas, aposte em uma etapa de planejamento consistente.
A primeira estratégia que abordaremos é a da segmentação de clientes. Inclusive, para as farmácias de manipulação, essa etapa faz muito sentido. Veja só: é importante que a farmácia consiga dividir o público em grupos menores, com características em comum. Por exemplo, imagine que um nutracêutico emagrecedor tem outros benefícios evidentes para o organismo. Nesse caso, por que não explorá-los com diferentes campanhas de marketing?
Com isso, você pode alcançar um público específico. Ou seja, pessoas com real interesse nessa categoria de produto. Assim, você também evita enviar essa promoção para pessoas que não farão a aquisição. A segmentação facilita muito o trabalho de divulgação dos produtos e serviços farmacêuticos.
Estratégias de segmentação também impactam o custo com o Marketing de Diferenciação. Afinal, você conhece exatamente o público que deseja atingir com suas ações. Assim, é possível criar estratégias totalmente direcionadas. Isso fará com que você evite gastos para atingir pessoas que não fazem parte do seu perfil de clientes.
Cuide da qualidade dos produtos
A qualidade também é um ponto importante no Marketing de Diferenciação. Por melhor que sejam suas estratégias de divulgação, atendimento e preço, esse ponto sempre falará mais alto. Nenhuma farmácia consegue progredir sem ter itens de grande valor agregado para oferecer aos seus consumidores.
Para resolver essa questão, você deve contar com parceiros que tenham produtos de qualidade. A Ibero Magistral é um exemplo de fornecedora de produtos que podem agregar muito valor a sua farmácia. Dentro das estratégias de diferenciação do seu negócio, a Ibero Magistral possui insumos que corroboram com o atual momento da saúde, focado em prevenção e medicina de precisão. Dessa forma, podendo suprir a sua farmácia para atender a essa demanda.
Defina o seu posicionamento de mercado
Pense no seguinte: por que há filas nas lojas da Apple quando chega o dia de lançamento de um novo iPhone? Apesar de ser um bom produto, não existem outros semelhantes no mercado? Então, qual o motivo das pessoas ficarem tão eufóricas com esse lançamento?
A resposta está em uma palavra mágica que passa desapercebida por muitos empreendedores de todos os ramos, o posicionamento. A marca não vende apenas smartphones e produtos de informática. Ela comercializa sensações, status e experiências únicas para seus usuários. Esse é o posicionamento da Apple.
Trazendo para o ambiente das farmácias, você precisa definir um posicionamento para seu negócio. Por exemplo, seu estabelecimento pode ser especializado em saúde da pele. Assim, sempre que uma pessoa pensar em adquirir produtos para essa área do corpo, lembrará da sua farmácia.
A definição do posicionamento insere na mente do seu público que o seu estabelecimento é especializado em determinado segmento. Logo, sempre que uma pessoa precisar de determinados tratamentos, ela saberá onde encontrar.
Contudo, o fato de ter um posicionamento bem definido não exclui a necessidade de dispor de variados produtos. Você precisa atender a todas as demandas comuns na farmácia. Inclusive, isso possibilita a realização de vendas agregadas em determinados momentos. Entretanto, o seu posicionamento frente ao mercado deve ser muito bem definido.
Invista em inovação como estratégia de marketing de diferenciação
Quando falamos de qualidade do produto e posicionamento de mercado, ambos podem se basear em inovação. Em geral, esse termo sugere às pessoas a ideia de algo revolucionário, mas, na prática, não é bem assim. Na maioria das vezes, esse processo inclui alguns benefícios em um produto existente.
Esse beneficiamento de alguns itens específicos, em alguns casos, pode ser o que falta para diferenciá-lo no mercado. Esse é o cenário perfeito para o Marketing de Diferenciação. A inovação é um ponto-chave nesse processo, ela age em conjunto com a qualidade de seus produtos e o seu posicionamento no segmento de atuação.
Ou seja, além da qualidade dos seus itens, você também deve encontrar formas de oferecer diferenciais aos seus clientes. Isso deve ser feito analisando potenciais inovações no seu mercado que podem ser úteis aos seus clientes.
Além disso, quando tratamos do posicionamento de mercado, é importante considerar a criação de uma boa comunicação visual. Isso também implica em um bom planejamento de mídia que, de fato, atinja seu público-alvo com peças-chave. Kotler, considerado um grande guru do Marketing, afirma: “para alcançar uma posição privilegiada de escolha pelo consumidor, a empresa precisa saber projetar seu produto e sua imagem”.
Assim, é importante ter em mente o alinhamento de alguns pontos, são eles:
- qualidade dos produtos;
- entrega de soluções inovadoras;
- adequação à linguagem;
- identidade visual para dialogar com seu público.
A combinação desses pontos é a estratégia perfeita para o Marketing de Diferenciação. No entanto, ainda temos um elemento importante nesse processo. Continue lendo!
Cuide da definição de preço
Muitas empresas adotam a estratégia de diminuir a margem de lucro em um determinado produto por um período. O objetivo dessa estratégia é aumentar o fluxo de pessoas no estabelecimento. De fato, fazer isso pode apresentar excelentes resultados no curto prazo.
Entretanto, observe que não é saudável financeiramente manter essa estratégia por muito tempo. Então, caso essa seja a sua escolha, aposte em programas de fidelização, clubes de descontos exclusivos para clientes cadastrados e, também, na excelência do atendimento.
Assim, quando algum concorrente optar por essa estratégia de Marketing de Diferenciação, o risco de afetar o seu negócio será mínimo, pois seus clientes estarão fidelizados. Outro ponto que você não deve esquecer é a definição dos seus preços de venda.
Antes de elaborar qualquer promoção ou condição diferenciada, é importante fazer contas. Afinal, a tentativa de desenvolvimento de um Marketing de Diferenciação não pode gerar prejuízos. Na verdade, ela deve alavancar suas vendas e, no fim do processo, potencializar seus lucros.
Então, o que você espera? Quanto antes iniciar o seu planejamento e mapear os pontos fortes, tanto da imagem de seu negócio quanto de seus produtos, mais rápido o resultado virá. Pense em manter um calendário de ofertas exclusivas de acordo com datas comemorativas, descontos progressivos e variedade de produtos. Lembre-se de que o principal objetivo do Marketing de Diferenciação é destacar o que seu negócio tem de melhor!
Gostou do nosso artigo? Então, entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo na definição do Marketing de Diferenciação em seu negócio.