A busca pelo diferencial competitivo é uma meta presente em estabelecimentos de vários segmentos. Por isso, ela não deve ficar de fora do seu planejamento estratégico na farmácia. Afinal, é preciso se renovar de acordo com os avanços tecnológicos, as tendências de mercado e as mudanças de comportamento do consumidor. Assim, nada mais proveitoso que apostar no processo de melhoria contínua.
Inegavelmente, a tecnologia ajuda a reduzir custos e garantir a qualidade nos serviços e produtos da farmácia. E investir em novos processos e em conhecimento permite mudanças preciosas para a melhor aceitação e reconhecimento de mercado. A melhoria contínua visa identificar falhas nos processos e buscar soluções rápidas, mas é um ciclo de etapas que se repetem.
Com foco nesse propósito, conheça algumas metodologias que podem ser aplicadas no processo de melhoria contínua.
Processo de 5S
Desenvolvido no período que sucedeu à Segunda Guerra Mundial, o processo de 5S é uma ótima forma de aplicar a melhoria contínua na sua farmácia. No que lhe concerne, ele consiste em cinco palavras japonesas que determinam certas prudências no ambiente de trabalho. São elas:
- SEIRI (senso de utilização);
- SEITON (senso de organização);
- SEISO (senso de limpeza);
- SEIKETSU (senso de padronização);
- SHITSUKE (senso de autodisciplina).
Acredita-se que dessa maneira é possível simplificar processos e conduzir uma gestão com total foco na produtividade.
PDCA
A princípio, o Plan, Do, Check, Act tem o objetivo de planejar, executar, verificar e, posteriormente, agir. Dessa forma, é possível obter um controle da qualidade e garantir a melhoria contínua na sua farmácia. Primeiramente, é necessário que a equipe desenvolva um plano de ações e delegue as funções conforme as competências que cada colaborador dispõe.
Em seguida, é essencial investir em treinamentos para que a etapa de execução se conduza sem contratempos e interrupções. Com isso, é possível analisar os resultados e aplicar melhorias em busca de mudanças positivas na cultura organizacional. Assim, realiza-se cada ação corretiva com foco e determinação.
Diagrama de Ishikawa
Não podemos falar de gestão da qualidade e melhoria contínua, sem citar o diagrama de Ishikawa. Afinal, é uma ótima forma de identificar as causas de diferentes problemas presentes na sua farmácia.
Desenvolvida por Kaoru Ishikawa, essa metodologia também recebe o nome de diagrama de espinha de peixe, devido à sua estrutura. Por sua vez, ela agrupa as causas em seis grupos diferentes, quando aplicada à metodologia 6M:
- método;
- material;
- mão de obra;
- máquina;
- medida;
- meio ambiente.
Quality by Design
Desenvolvida pelo engenheiro Joseph M. Juran, o Quality by Design é uma metodologia que pode ajudar a identificar e controlar riscos em sua farmácia, principalmente nas etapas que envolvem a manipulação de suplementos. Neste caso, é muito importante pensar no poder das marcas como forma de transmitir confiança aos clientes e melhorar seu posicionamento no mercado.
Neste conteúdo, você aprendeu algumas metodologias para assegurar o desenvolvimento da melhoria contínua na sua farmácia. Portanto, escolha aquelas que melhor contribuem com ações para promover mais segurança e qualidade nos seus produtos e serviços.
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