Devido à pandemia do novo coronavírus, o mercado magistral apresentou uma grande alta. Segundo a Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), o setor obteve um crescimento de 8% apenas no primeiro trimestre de 2021.
Primordialmente, é importante perceber que os atendimentos personalizados obtiveram um maior destaque, principalmente agora quando as pessoas passaram a valorizar mais os investimentos ligados à saúde. Desse modo, cabe ao segmento explorar possibilidades para atrair e fidelizar o público.
Nesse caso, é preciso ter uma boa visão e agir de maneira estratégica. Por isso, continue conosco! Mostramos nos tópicos abaixo as oportunidades para o mercado magistral.
As oportunidades trazidas pela crise
Como bem sabemos, o mundo viveu uma crise na saúde com a alta de casos de COVID-19. Muito pacientes foram internados, acamados e intubados, demandando cuidados especializados e acompanhamento. Diante disso, as farmácias magistrais intensificaram suas ações para atender usuários diretos e hospitais, com formulações adaptadas para cada caso.
Segundo Marco Fiaschetti, farmacêutico e diretor da Anfarmag, as farmácias de manipulação têm a capacidade de disponibilizar uma grande possibilidade de formulações e medicamentos para a população e médicos, para que passemos por esse cenário desafiador.
Em todo caso, esse foi um período para pensar de maneira preventiva, visto que a venda de medicamentos e produtos complementares aumentam durante os momentos de pico de doenças. Dito isso, muitas farmácias se reinventaram, apostando em formas de aproveitar as oportunidades trazidas pela crise.
Desse modo, podemos destacar o crescimento das vendas online e do delivery. Ou seja, dois serviços que trazem comodidade ao público e diminuem a possibilidade de transmissão do vírus. Sendo assim, diversos estabelecimentos tiveram oportunidades de conquistar e até fidelizar clientes, sejam eles consumidores diretos ou instituições.
A importância do diferencial competitivo no mercado magistral
Com o crescimento das vendas online, as farmácias tiveram a oportunidade de melhorar o posicionamento da marca. Inclusive, muitas apostam no marketing de conteúdo, pois ele ajuda no desenvolvimento de uma postura consultiva no mercado magistral.
Além disso, é importante valorizar a personalização de tratamentos, visto que cada paciente pós-COVID-19 segue um protocolo diferente de cuidados. Logo, esse é um investimento que traz inúmeros benefícios ao indivíduo, como a otimização de resultados clínicos e mais qualidade de vida.
Nesse contexto, as farmácias magistrais vêm construindo seu diferencial competitivo. Isso porque manipulam medicamentos individualizados, que se adéquam à necessidade de cada paciente e cada patologia.
As possibilidades de obter destaque no mercado magistral
A princípio, é necessário focar no atendimento individual e personalizado. Esse é um fator que colabora muito na adesão ao tratamento e traz mais qualidade de vida. A capacidade de manipular diversos ativos em um mesmo medicamento, desenvolver alopáticos e fitoterápicos, além de trabalhar com vitaminas, suplementos e plantas medicinais é o que explica o crescimento desse setor.
Além disso, é imprescindível trabalhar com ativos que trazem mais eficiência ao tratamento. Atualmente, há vários produtos naturais que ajudam a fortalecer a imagem positiva no mercado magistral. Assim, você oferece exclusividade ao atender às necessidades específicas dos indivíduos.
Essa medida aumenta a importância da sua marca e traz uma vantagem competitiva à farmácia, sobretudo quando o estabelecimento oferece uma variedade de formas farmacêuticas. Esse é um investimento que auxilia na adesão ao tratamento, principalmente em um cenário pós-COVID–19, e se adéqua a possíveis restrições ou alergias do paciente.
Sem dúvidas, muitas pessoas passaram a dar mais valor para a saúde. A pandemia fez com que todos pudessem valorizar a vida por meio de uma mudança de hábitos positiva. Por isso, estude bem esse cenário e obtenha destaque no mercado magistral com tomadas de decisões eficientes.
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