É na época mais quente do ano que os cuidados com a saúde e em especial, com o corpo, ganham mais destaque. Afinal, há uma alta demanda por produtos específicos nas farmácias. Sendo assim, muitas farmácias magistrais se preparam para auxiliar seus clientes e aproveitar a sazonalidade. Os nutracêuticos para emagrecimento são os produtos de maior demanda no verão.
No entanto, o planejamento para divulgar esses produtos deve incluir, além do marketing, o treinamento da equipe de vendas. Esse último aspecto é essencial quando se trata de nutracêuticos para emagrecimento. Certos cuidados devem ser observados no atendimento aos clientes que demandam por esse tipo de produto.
Portanto, quando o assunto é verão e catálogo de produtos na farmácia, pode apostar nas soluções nutracêuticas. Afinal, elas promovem a melhora na saúde ao isolar de forma concentrada um composto bioativo, além de serem uma opção natural para os clientes da sua farmácia. Conheça três fatores essenciais na estratégia de vendas de nutracêuticos para emagrecimento.
GESTÃO DE ESTOQUE
O controle de entrada e saída de insumos não pode ficar de fora. Principalmente no verão. Entretanto, o planejamento dos pedidos por nutracêuticos deve ser baseado no histórico de vendas dos últimos anos da sua farmácia para o mesmo período. Não especule quantidades de venda, mas faça uma gestão de estoque em que não haverá excessos de produtos nem falta.
Além disso, a parte financeira depende da gestão de mercadorias. Quando é feito um controle de estoque eficiente, há aproveitamento do capital de giro da farmácia. Assim, no verão, a farmácia garante um giro de mercadorias constante.
É importante também lembrar que esse planejamento faz parte do Marketing Sazonal. O conceito diz respeitos às datas comemorativas, estações do ano e feriados que podem ser explorados pela farmácia. Dessa forma, observa-se uma ótima oportunidade para aumentar as vendas de produtos específicos para seu público-alvo.
DIVULGAÇÃO
É preciso ter cuidado com a divulgação de nutracêuticos para emagrecimento. Nas propagandas da farmácia, não use fitas de medida, nem faça promessas. O mesmo vale para o atendimento na farmácia. Dessa forma, oriente sua equipe de atendimento no balcão a não prometer resultados, mas se limitar ao que o nutracêutico indica na bula.
Outro detalhe importante: faça uso da expressão “gerenciamento de medidas”. O conceito está mais adequado ao potencial do nutracêutico, assim como se enquadra no que é permido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Afinal, cada cliente tem necessidades específicas e tem um acompanhamento diferente feito pelo seu médico.
EDUCAÇÃO
Não se esqueça de explicar do que se tratam os nutracêuticos para seus clientes. Informe as propriedades naturais assim como os efeitos adversos. Portanto, sua equipe de atendimento deve estar preparada e ter conhecimento técnico sobre essas soluções. Assim como orientar como deve ser feito seu uso e como a perda de peso requer cuidados que devem ser acompanhados por um profissional da saúde.
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Estas informações são direcionadas exclusivamente para farmácias de manipulação. Consumidores finais não devem se guiar por elas.