Você sabe o que é saúde mental e por que ela influencia a qualidade de vida? Dizer que uma pessoa é saudável significa que o corpo e a mente estão em perfeito equilíbrio.
Entretanto, muitas pessoas acabam se preocupando apenas com o corpo, sem ter atenção aos cuidados com a saúde mental. Isso acontece, por vezes, porque não paramos para refletir o que significa esse cuidado e sua importância.
Então, que saber como manter a saúde da mente em dia? Continue a leitura!
O que é saúde mental?
Saúde mental refere-se ao bem-estar emocional e psicológico. É quando somos capazes de usar nossas habilidades para sermos produtivos, recuperando-nos do estresse do dia a dia e quando conseguimos manter as relações interpessoais sem maiores conflitos.
Além disso, a saúde mental afeta a maneira como nos sentimos, agimos e pensamos. Isso porque a mente armazena emoções e pensamentos, bem como direciona nossos comportamentos. Portanto, ela realiza ações com sentimentos e ideias, influenciados pelo estado psicológico.
Por que a saúde mental importa?
Ao entender o que é saúde mental, é importante salientar que ela influencia a forma como enxergamos o mundo à nossa volta. Assim sendo, uma mente saudável é capaz de elaborar estratégias positivas, encontrar o equilíbrio ao encarar exigências externas e a administrar emoções.
Nos dias atuais, cada vez mais pessoas passam por situações de grande estresse, comprometendo a saúde da mente. Preservá-la vai além de ter ou não problemas psicológicos. Isso porque são as emoções que influenciam a qualidade de nossas atitudes.
Portanto, estão ligadas ao modo como nos relacionamos com os outros. Sendo assim, manter a mente saudável contribui em diferentes aspectos, como:
- bom relacionamento interpessoal;
- controlar impulsos;
- boa qualidade de vida;
- tolerância ao passar por frustrações;
- facilidade na tomada de decisões;
- capacidade de solucionar conflitos;
- maior autoconhecimento;
- equilíbrio e paz nas rotinas diárias;
- tranquilidade frente a mudanças e desafios;
Entretanto, não cuidar da saúde mental pode acarretar problemas. Veja alguns:
- ansiedade;
- demência;
- depressão;
- atraso mental;
- dependência do álcool e outros tipos de drogas;
- estresse continuado;
- esquizofrenia.
Em suma, é importante cuidar do bem-estar mental para evitar problemas e manter a qualidade de vida.
Quais medidas adotar para manter a saúde mental?
Saber o que é saúde mental influencia o autocuidado. E são muitas as medidas que podem fazer a diferença nesse aspecto. Confira!
1. Atente ao autoconhecimento
Saiba identificar suas forças e fraquezas para entender o que sente, deseja e para identificar a fonte de suas angústias. Além disso, lembre-se de que o autoconhecimento é um dos pilares mais importantes para manter a saúde mental. Portanto, pratique a autoanálise, observando suas emoções, atitudes e seus pensamentos.
2. Tenha consciência da sua inteligência emocional
Analise como é sua resposta a uma emoção. Pergunte-se como você reage em momentos de irritação, o que faz quando se sente triste e entenda suas reações. Então, ao fazer uma análise de seus comportamentos, você conseguirá encontrar soluções para controlar seus sentimentos. Assim, corrigirá atitudes inadequadas e administrará melhor suas emoções.
3. Permita-se relaxar
Se a sua rotina é agitada, você precisa encontrar maneiras de relaxar. Então, separe algumas horas por semana para praticar alguma atividade que goste. Além disso, é fundamental encontrar meios para prover sua tranquilidade e paz. Entre as opções: caminhar, meditar e fazer exercícios físicos ajudam nesse intuito. Também, é importante ter um tempo só para você.
4. Mantenha uma boa rotina de sono
Por falar em relaxar, não podemos nos esquecer da importância da qualidade do sono. Quando falamos sobre saúde mental, precisamos tocar em alguns pontos, principalmente a grande valorização da validação do desempenho profissional. Essa preocupação constante em ser e se mostrar produtivo costuma estimular crises de ansiedade e nunca deixa o indivíduo satisfeito.
Ansiedade, estresse, irritação e cobranças ou preocupações constantes são aspectos que desfavorecem o seu equilíbrio entre a mente e o corpo. Aliás, a produtividade depende muito do estado emocional de cada um. Portanto, é interessante que o corpo relaxe bem, de modo a conseguir uma boa noite de sono e que você acorde com disposição para atingir as metas que traçou e as obrigações do dia seguinte.
Dessa forma, não negligencie as 8 horas de sono diárias. Caso tenha dificuldades em dormir, busque um médico que oriente em relação à higiene do sono. Normalmente, é possível se deparar com dicas muito corriqueiras que a maioria das pessoas já deveria incluir na sua rotina.
Por exemplo, deve-se evitar alimentos pesados à noite, bebidas alcoólicas, cafeína e o uso das telas azuis, ao menos duas horas antes de adormecer. Aliado a isso, analise se seu quarto tem elementos que ajudem no seu relaxamento. Dito isso, considere a psicologia das cores como forma de facilitar seu sono.
5. Invista em uma boa alimentação
A alimentação traz muitos benefícios na vida das pessoas. A prova disso é a adoção da nutrição holística na rotina de pacientes em busca de provocar mudanças no estilo de vida. Assim, elas poderão atingir uma boa saúde mental e física por meio de uma dieta balanceada e correta.
Portanto, considere o que ingere e o valor nutricional das comidas, principalmente se você sofreu ou sofre de compulsão alimentar em momentos de estresse e ansiedade. Seja como for, é muito importante lembrar que não devemos exagerar em determinadas opções ricas em açúcares ou carboidratos para ter um alívio ou prazer momentâneo.
Em suma, essa é uma prática bastante nociva e que gera muitos malefícios mentais e físicos. Geralmente, não é aconselhável inibir uma comida que você gosta da sua rotina, mas fazer trocas inteligentes e optar por soluções mais saudáveis. Sobretudo, procure não cometer excessos para não se desvirtuar do seu autocuidado.
6. Faça terapia e aprenda o que é saúde mental
Em alguns casos, o indivíduo só aprenderá verdadeiramente o que é saúde mental quando começar a fazer terapia. Afinal, é um momento onde o ser humano passa a se conhecer de modo completo. Nesse caso, ele compreende a origem dos seus desejos, ambições, frustrações e a formação de suas características.
Portanto, não deixe essa medida para depois. Ao passo que quanto mais cedo for o seu processo de ressignificação, melhor será a forma para resolver seus problemas e viver em harmonia consigo. Consequentemente, quem atinge esse estado de espírito tem maior chance de viver bem em sociedade.
7. Conte com o nutracêutico Zembrin®
E como forma de combater o estresse, nós indicamos Zembrin®, uma solução natural altamente eficaz. Trata-se de um ativo botânico inovador, que combate os sintomas do estresse e da ansiedade. Portanto, é uma indicação para restaurar a qualidade de vida, contribuindo com a saúde mental. Clique aqui para consultar as farmácias que vendem nossos produtos exclusivos.
Zembrin® é um ativo botânico padronizado e patenteado, extraído da planta medicinal sul-africana Sceletium tortuosum, pesquisado e clinicamente estudado, desenvolvido por uma equipe internacional de médicos e cientistas. Tem duplo mecanismo de ação no sistema nervoso central, com atuação através da inibição da recaptação da serotonina.
Zembrin® é muito eficaz no tratamento para Burnout e estresse. A princípio, ele:
- ativa as funções cerebrais;
- melhora a qualidade do sono;
- melhora a atenção, o raciocínio e a memória;
- equilibra as variações de humor.
Com 8mg a 25mg, 1 vez ao dia, o indivíduo já começa a sentir a diferença após duas horas de ingestão. Além disso, pode ser manipulado em diferentes formas farmacêuticas.
Então, gostou de saber mais sobre o que é saúde mental e como ela é importante? Assine a nossa newsletter e não perca outros conteúdos úteis para saúde e bem-estar!
Referências: ADEB, Pense SUS, Valorize a Vida e Code Like A Girl.