A falta de pacientes é um dos principais problemas enfrentados por clínicas e consultórios médicos. Esse é um fator que influencia muito na sua receita, diminuindo seus ganhos e fazendo com que você perca com tempo ocioso. Mas como reduzir faltas de pacientes?

Ter uma agenda lotada não significa ter 100% do seu tempo no consultório preenchido por pacientes. Por mais que você acredite passar o dia atendendo, sem intervalos ociosos, a cada 10 pacientes agendados, dois deles podem faltar.

Para você diminuir essa taxa e não perder tempo e nem dinheiro, anote essas dicas!

Dicas para reduzir faltas de pacientes no consultório

Se a sua taxa de absenteísmo dos pacientes está alta, é hora de adotar algumas medidas em seu consultório. Afinal, essas ausências causam redução no faturamento, desconforto e atrapalha a rotina em sua clínica.

Como solução, selecionamos algumas dicas úteis para reduzir faltas de pacientes. Veja quais são e como colocá-las em prática!

1. Confirme a consulta

A confirmação da consulta pode ser via telefone, WhatsApp e por e-mail, com antecedência (48 a 24h) . Essa é uma das melhores táticas para reduzir faltas de pacientes. De acordo com pesquisas, essa atitude pode resultar em uma redução das faltas que pode chegar a 30%. E para que a recepcionista não perca tempo e deixe de atender aos pacientes na sala de espera, opte pelo envio de mensagens automatizadas! Além de economizar nos custos com a ligação, elas são mais eficazes.

2. Envie lembrete no dia

Você pode enviar lembrete no dia da consulta, via SMS, WhatsApp, e-mail e outros canais. Essa é uma forma de lembrar o paciente sobre o atendimento, oferecendo a oportunidade de confirmar ou cancelar a consulta a tempo. Para isso, invista em uma das ferramentas voltadas para a gestão de clínicas!

3. Seja pontual

O médico também deve manter seu compromisso, evitando atrasos e desmarcar suas consultas em cima da hora e sem justificativa. Lembre-se de que o compromisso precisa ser recíproco. Ou seja, o paciente marca a consulta e se compromete em estar lá no horário, bem como você se compromete em atendê-lo no horário.

4. Evite a sala de espera cheia

Um consultório com fama de atender com atrasos, acaba gerando a impressão de não ter problema se o paciente se atrasar. Além disso, a demora pelo atendimento pode ocasionar em desistências, desmotivando os pacientes a aguardarem pela consulta. Lembre-se de que médicos que não cumprem seus horários, não geram um sentimento de reciprocidade.

5. Crie uma lista de espera

Para evitar a falta de pacientes, você pode criar uma lista de espera no seu sistema de gestão da agenda. Nela você inclui todos os dados dos pacientes que aguardam por um atendimento, organizando de acordo com a urgência. Assim, se um paciente agendado disser que não vai poder comparecer com antecedência à consulta, a recepcionista terá tempo hábil para acionar o próximo da lista.

6. Entre em contato com os pacientes atrasados

Ao perceber que determinado paciente vai atrasar, entre em contato para saber o motivo e se ele ainda vai comparecer. Mas atenção! É importante que a secretária questione a justificativa pelo atraso, separando quem realmente teve um imprevisto, dos que atrasam sempre.

Seguindo essas dicas, você conseguirá reduzir faltas de pacientes nas consultas de forma simples e que acarretam impactos positivos.

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*Estas informações são direcionadas exclusivamente a profissionais prescritores

Referências: iClinic, Alto Site, Clínica nas Nuvens e Cloudia.

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