Você já deve ter ouvido falar sobre a sazonalidade de vendas. Ou, mais do que isso, deve ter vivenciado esses períodos em sua farmácia. A sazonalidade é um momento temporário, determinado por uma estação ou por uma época. Falando sobre isso na prática: no verão, provavelmente você vendeu mais produtos, como protetor solar e repelente de insetos, do que no inverno, correto?
Da mesma maneira, segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o período de maior transmissão da gripe é no inverno. Então, é nesse período em que acontece uma procura muito maior por medicamentos para prevenção e cura dos seus sintomas.
A sazonalidade em vendas tem grande impacto nos resultados do negócio, tanto nas farmácia de manipulação quanto no comércio em geral. E é exatamente nesse período em que se deve aplicar um bom planejamento estratégico para aumentar o ticket médio de clientes.
Quer saber como aproveitar a sazonalidade de vendas? Continue a leitura e descubra!
Tenha uma boa gestão de estoque
Quando falamos em ter um bom estoque, há muitos anseios e medos que permeiam esse assunto, como por exemplo: e se eu comprar muitos produtos e não vender?
Por isso, é importante fazer um bom planejamento de compras para ter uma boa gestão de estoque, ou seja, fazer uma estimativa de compras baseada nos anos anteriores. Para norteá-lo, estude a sazonalidade dos produtos que você vendeu mais em determinados períodos.
Além disso, fazendo compras maiores e com antecedência, você conseguirá negociar preços melhores e, consequentemente, poderá repassar isso aos seus clientes.
Invista em ações de marketing
Faça um bom planejamento de marketing. Crie ações estratégicas para proporcionar mais apelo às soluções oferecidas pela sua farmácia de manipulação nesses períodos.
Contudo, precisamos lembrar que é preciso tomar cuidados com a divulgação de medicamentos, pois há regras bem claras do que pode e não pode ser utilizado no ambiente do marketing farmacêutico.
Analisando esses pontos, a sazonalidade, se planejada, promove uma excelente oportunidade para aproveitar o período das vendas e garantir a lucratividade.
Redes Sociais
As redes sociais são importantes para criar um relacionamento mais pessoal e direto com o cliente, podendo ser utilizadas como estratégias para torná-lo fiel à sua marca. Elas são importantes porque promovem o engajamento do público e (o melhor de tudo!) com um baixo custo.
Para isso, faça um planejamento de conteúdo a ser postado, criando uma narrativa coerente com a sazonalidade em vendas e impulsione as publicações para ter maior alcance. Além disso, integre as redes sociais com o seu site, aumentando o tráfego.
Newsletter
Aproveite o cadastro de seus clientes para enviar conteúdo de qualidade, promovendo o seu negócio. Por exemplo, o verão é um período em que remete a praia, sol, calor, piscina. Esse momento faz com que as pessoas invistam em produtos para o cabelo e pele, para mantê-los hidratados. Então, no verão, faça newsletter direcionadas com esses produtos.
Faça promoções
Faça um pacote de promoções para os períodos de sazonalidade, como kits de presente para datas comemorativas, que são importantes para movimentar o comércio. O importante é usar a criatividade e fazer campanhas atrativas para o seu público consumidor.
Integre essas promoções estrategicamente com o seu site, enviando por e-mail, postando nas redes sociais e demais canais de comunicação que você pode explorar.
Com este post, você aprendeu algumas estratégias que lhe auxiliarão com a sazonalidade de vendas. O que você acha de aplicá-las em sua farmácia? Coloque-as em prática e aumente seu faturamento!
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