Aumentar o número de clientes está entre as principais preocupações das clínicas e consultórios. Mas para que isso aconteça, é preciso saber exatamente como conquistar a fidelização de pacientes.

Você sabia que entre os motivos que resultará no sucesso da sua clínica médica, está o fato de reter os pacientes que já a conhece? Se você não se atentar a esse ponto, viverá em constante esforço para conseguir atingir o crescimento e o sucesso.

E como fazer com que o trabalho de atrair pacientes gere resultados? Como primeiro passo é importante compreender os seus pacientes como se fossem clientes. Dessa maneira, pode-se investir na qualidade do serviço que é oferecido em diferentes níveis da sua clínica.

Aqui você encontrará dicas para conquistá-los. Acompanhe!

Quais os benefícios da fidelização de pacientes?

Proporcionar uma experiência diferenciada ao paciente é uma forma de buscar reconhecimento no mercado. Ou seja, garantir que o paciente fique sempre satisfeito é otimizar seus resultados. Além disso, a fidelização de pacientes antigos é mais barato do que focar em atrair novos.

Mas como conquistar a fidelização do paciente? Anote algumas dicas!

1. Saiba acolhê-lo

Para que o paciente se sinta acolhido e bem-vindo à sua clínica, é preciso investir esforços desde o agendamento de consultas até a recepção do mesmo. Lembre-se de que a sala de recepção é o cartão de boas vindas na clínica médica e ela deve satisfazer aos pacientes.

Invista em bons profissionais para essa área e também em um ambiente que ofereça boas condições para que exerçam sua função com excelência. Além disso, foque também no ambiente da sala de espera, investindo na limpeza e em itens que cause uma boa impressão.

2. Seja pontual e atencioso

Ao atender os pacientes com o máximo de pontualidade você tornará sua experiência mais agradável. Além disso, não basta apenas ser um profissional capacitado, os pacientes também buscam por médicos que realizem um atendimento humanizado. Portanto, seja atencioso no atendimento, mas sem demorar demais ou oferecer atendimento muito rápido.

3. Ofereça garantia

É muito importante que os pacientes conheçam os produtos e materiais utilizados nos procedimentos em sua clínica. Garantir essa qualidade evita que haja qualquer reclamação, aumentando as chances dele se fidelizar à sua clínica. Lembre-se de que o paciente pode estar com dor e estressado, mas ao receber um trabalho com qualidade, será muito grato. Dessa forma, além da sua clínica conquista credibilidade e, poderá ser facilmente indicada para outras pessoas.

4. Facilite o contato

Ofereça meios de comunicação com sua clínica através de site, telefone, aplicativos de mensagens, redes sociais, chat e por e-mail. Atualmente, as empresas que facilitam a comunicação, possuem melhor relacionamento com seus clientes.

É essencial que, em uma urgência, o paciente consiga marcar uma consulta de qualquer local. Se o seu consultório não oferecer essa facilidade, ele irá encontrar outro que ofereça.

5. Foque no pós-atendimento

Essa é uma forma de fidelização de pacientes que dá resultado, ou seja, permitir um contato fora do consultório. Mas lembre-se de impor algumas regras para que o uso não ultrapasse limites. Na hora de impor restrições para o uso de redes sociais e aplicativos, permita que eles tirem pequenas dúvidas.

E deixe claro que você jamais fará uma consulta à distância e as mensagens não serão respondidas imediatamente. Caso se trate de uma emergência, informe que ele deverá buscar atendimento hospitalar.

Colocando em prática essas dicas, você conseguirá aumentar o número de fidelização de pacientes. Além disso, busque sempre maneiras de melhorar o atendimento, como:

  • Facilitar o agendamento de consultas: ofereça diferentes canais, além do telefone;
  • Agenda organizada: respeite o intervalo entre as consultas para evitar atrasos e ligue para o paciente um dia antes confirmando a consulta;
  • Canais de informação: ofereça informações adicionais através do seu site, por exemplo;
  • Estabeleça um padrão de atendimento ao paciente: isso vale para todos os funcionários da clínica, que precisam ser atenciosos, proativos, educados e prestativos.

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Referências: Shosp, iClinic, Vitta e Conexão Seguros Unimed.

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