Assim como qualquer empreendedor, quem tem uma farmácia de manipulação precisa ficar atento às tendências e novas oportunidades do mercado. O que está em alta? Quais tipos de produtos têm sido visados pelos consumidores? O conceito de farmácia estética tem aí um diferencial.

Os cuidados pessoais apresentam um movimento aquecido, e o Brasil se mantém como o quarto maior mercado do mundo nesse setor. Portanto, há aí uma importante fatia a ser considerada.

Preocupados com a aparência, e também com sua saúde, os consumidores ficam atentos aos lançamentos, novos tratamentos e diferenciais que podem ser oferecidos para dar aquele up na beleza. As mulheres, principalmente, são as mais interessadas, embora seja crescente a participação do público masculino.

Nesse cenário, os produtos manipulados de estética apresentam forte apelo, pois podem ser personalizados de acordo cada necessidade específica. Se bem explorado, isso pode se tornar um grande atrativo em favor da farmácia magistral.

A seguir, entenda melhor as potencialidades da farmácia estética para o seu negócio. Vai ser lindo ver o seu sucesso!

Perfumaria e cosméticos como impulsionadores de vendas

As farmácias apresentaram crescimento no faturamento de mais de 14% nos últimos anos, de acordo com a Abrafarma, e a pesquisa apontou que a maior parte das vendas registradas foram as de artigos de beleza. Além disso, mesmo em um cenário de crise, o setor da estética foi o que menos sofreu impactos e continua mostrando bons resultados no país.

Esses dados são a prova de que a conjuntura atual é muito favorável para os negócios que decidem ofertar produtos para a pele, celulite e cabelos, por exemplo.

Assim, diversos clientes estão dispostos a consumir bons produtos, pois investir na aparência e no bem-estar é algo indispensável para a autoestima e qualidade de vida.

A farmácia estética como vantagem competitiva

Nesse contexto, a farmácia estética é uma área que merece ser explorada por empreendedores do setor magistral que desejam apostar em um conceito com forte apelo e estabelecer laços emocionais, que envolvem e encantam o público.

É possível observar atualmente diversos grupos que valorizam e até divulgam espontaneamente aquelas soluções pensadas especialmente para a realidade de cada indivíduo, reforçando valores de particularização, ligados aos benefícios da customização em detrimento das comuns práticas industriais (massivas). Tal comportamento se estende aos itens de cuidados pessoais, o que confere aos manipulados um excelente fator de competitividade.

As vantagens para os pacientes são diversas. Com formulações na quantidade certa para o uso individualizado, eles evitam, inclusive, o desperdício e, assim, desfrutam de um melhor custo-benefício.

Potencialização de tratamentos

Outro ponto diferencial é que a farmácia de manipulação estética permite que os especialistas criem fórmulas com vários princípios ativos associados em um só produto manipulado.

Desde que as substâncias não sejam divergentes, o cliente pode adquirir uma formulação feita especialmente para ele e com várias funções distintas. Consequentemente, os tratamentos tendem a ser mais potentes e eficientes.

Por meio da combinação de ativos, outra opção é a formulação de produtos manipulados que sejam multifuncionais. Atualmente, esse tipo de produto faz sucesso no mercado e alguns exemplos são os hidratantes que também são filtro solar e os próprios nutricosméticos, que nutrem o organismo e proporcionam beleza e vitalidade de dentro para fora.

Como é possível perceber, é muito interessante incorporar produtos manipulados de beleza no leque de artigos oferecidos por sua farmácia de manipulação. Graças à grande procura por cosméticos e ao potencial da farmácia estética, o empreendimento tem uma ótima oportunidade para elevar vendas e satisfazer mais clientes 🙂

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