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A precificação de mercadorias leva vários fatores em consideração para estabelecer um bom equilíbrio entre manter a saúde do negócio e ofertar um valor atrativo ao público.

Diante de tantas mudanças que o mercado apresenta, é fundamental seguir um monitoramento de preços e entender como a concorrência tem se colocado em relação a esse assunto. O intuito é que a farmácia siga com sua política de preços e acompanhe os valores praticados no mercado.

Dito isso, focaremos neste conteúdo em como se tornar competitivo sem que seja necessário prejudicar a qualidade dos seus serviços. Portanto, continue conosco e confira!

A concorrência e o monitoramento de preços

É fundamental ter atenção à maneira como os seus concorrentes se posicionam no segmento farmacêutico. Não com o intuito de ser igual a eles ou usar das mesmas estratégias em busca de conquistar os mesmos resultados. A ideia é engrandecer os valores da sua cultura organizacional e as políticas internas.

Outro objetivo é manter preços competitivos no mercado, pensando na saúde do negócio, e criar autoridade para atrair consumidores para a sua farmácia toda vez que eles precisarem solucionar alguma demanda. Sob esse ponto de vista, a questão da precificação deve se basear na concorrência e em valores mais atrativos para o público, sem perda de qualidade. 

É importante considerar custos fixos, variáveis e demais investimentos feitos na intenção de manter sua relevância e ser atrativa para os consumidores. Agregar valor ao produto é uma forma de se destacar e manter um preço competitivo, buscando, por exemplo, ativos inovadores, formulações com eficácia comprovada e um portfólio diversificado.

A importância da pesquisa para monitorar concorrência e precificar produtos

Quando falamos em demais investimentos, estamos tratando de ações de marketing e pesquisas importantes que tragam vantagens à farmácia magistral. Por exemplo, o marketing de relacionamento com o consumidor, o fortalecimento da presença digital e a diferenciação da concorrência, trazendo uma vantagem competitiva.

A partir de diferentes análises sobre consumidor e mercado é que se torna possível ofertar valores agregados aos seus produtos no momento da venda. Assim, os clientes entendem que o preço se justifica diante de todos os benefícios que aquele produto trará na vida deles. Nesse caso, chama a atenção aquela empresa que melhor atende às necessidades e mantém a satisfação dos consumidores.

Portanto, quem sabe usar as características e demais informações em relação ao comportamento do cliente e as tendências de mercado sai vencendo. E, consequentemente, melhora sua taxa de conversão.

As dicas para se manter antenado aos concorrentes

Primeiramente, é necessário lembrar da importância de usar a tecnologia a seu favor nesse momento. Existem ferramentas digitais que trazem relatórios sobre diversas informações acerca da sua concorrência. Desde o número de tráfego diário do e-commerce até serviços que permitem o monitoramento de preços dos fornecedores.

Desse modo, é possível realizar uma antecipação de estratégias para garantir uma melhor margem de lucro nas suas vendas. Aliado a isso, permita que sua farmácia siga uma cultura baseada em dados, para tomar melhores decisões e abandonar o achismo em escolhas que impactam a saúde do negócio.

Neste conteúdo, você aprendeu a importância do monitoramento de preços nas farmácias e de que maneira é possível se tornar competitivo sem prejudicar a qualidade dos serviços. Por isso, use tal estratégia e foque no seu crescimento gradual!

Por falar em crescimento, continue conosco e saiba como montar um delivery para farmácia com estas 5 dicas.

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